Consun da UFPA aprova nomes de diretores da FADESP e Relatório de Gestão 2017.

Consun da UFPA aprova nomes de diretores da FADESP e Relatório de Gestão 2017.

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA), órgão deliberativo máximo da instituição, aprovou o Relatório de Gestão 2017 da FADESP que está disponível no portal. Também confirmou os nomes dos professores Roberto Ferraz e Alcebíades Macêdo para a diretoria e diretoria adjunta da FADESP, respectivamente.

A reunião foi realizada no dia 13 de dezembro de 2018, na reitoria. Como relator do processo para avaliação do Relatório de Gestão, o professor Heder Benatti deu parecer favorável à aprovação após destacar dados sobre a amortização de dívidas e o superávit.

Questionado sobre os dados que demostram a dívida com o INSS e com os hospitais universitários, o diretor da FADESP, professor Roberto Ferraz, explicou que, no caso do INSS, trata-se de pagamento já negociado para amortização a longo prazo.

 

 

Quanto aos hospitais, apontou a negociação com o Ministério da Saúde que resultou na regularização dos repasses e o esforço para que a Fundação seja ressarcida do passivo acumulado em anos anteriores. A fala foi reforçada pelo reitor, professor Emmanuel Tourinho.

O reitor observou que a dívida vem de longa data, mas a gestão feita em 2017 tornou as contas da Fundação equilibradas. “O esforço foi feito para equilibrar. A FADESP não é mais deficitária. Hoje está equilibrada e pode pagar suas contas”, disse.

Como de praxe, o Relatório e as indicações dos diretores foram submetidos à aprovação do reitor, dos pró-reitores e dos representantes dos institutos, núcleos, campi, hospitais, técnicos, alunos e entidades classistas. Agora, constam nas resoluções 782783 e 784 publicadas no site da UFPA.