Conselho Fiscal da FADESP aprova demonstrações contábeis do exercício financeiro de 2016.
O Conselho Fiscal da FADESP aprovou, à unanimidade, as demonstrações contábeis referentes ao exercício financeiro de 2016. O balanço identifica todas as movimentações financeiras realizadas no ano.
A reunião para análise e aprovação do balanço foi realizada no dia 12 de maio, na sede da Fundação. Na ocasião, os conselheiros puderam tirar as dúvidas com o diretor adjunto da FADESP, professor Roberto Ferraz, e com a coordenadora de Contabilidade, Fátima Vieira.
O balanço traz dados sobre todas as despesas e receitas da Fundação, além de relatório de auditores independentes concluído no dia 25 de abril deste ano. No parecer da auditoria externa, é concluído que as demonstrações apresentam, adequadamente, a posição patrimonial e financeira.
As informações apresentadas ao Conselho são repassadas anualmente ao Ministério Público do Estado (MPE), órgão responsável por velar pelas fundações, fiscalizando o seu funcionamento, orientando e recomendando providências para que elas tenham uma atuação melhor.
As demonstrações contábeis também compõem, junto com o relatório da administração, o parecer de auditores independentes e a Ata do Conselho Fiscal, o conjunto de informações que servem aos órgãos deliberativos para o credenciamento ou recredenciamento da fundação em apoio às instituições.
Atualmente, a FADESP é credenciada como fundação de apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Composição – Seguindo orientação do estatuto, o Conselho Fiscal é composto de três membros, sendo dois escolhidos pelo CONSEP dentre professores da UFPA e um pelo Conselho Diretor da FADESP.