FADESP tem novo organograma. Estrutura interna muda para aperfeiçoar gestão.
A nova diretoria traçou uma nova estratégia para melhorar a atuação da FADESP e, dentro dessa perspectiva, ajustou a forma como a entidade está estruturada administrativamente. Com o novo ORGANOGRAMA, seis coordenações foram extintas, dentre elas a CAU e a Prestação de Contas que, agora, estão juntas dentro da Coordenação de Gestão de Projetos (CGP).
Os ajustes foram realizados nos últimos três meses após análise dos papéis cumpridos por cada coordenação. Desde que as mudanças foram realizadas, os funcionários dos setores ajustados estão sendo treinados para se adaptarem às novas tarefas, rotina que se estenderá pelos próximos meses.
Com o novo modelo administrativo, a Coordenação de Compras incorporou os serviços de licitação e importação, que antes eram coordenações. Os setores financeiro e de contabilidade passaram a integrar a Coordenação Financeira e Contábil, enquanto a coordenação de documentação foi absorvida pela de Pessoal.
A Coordenação de Acompanhamento de Obras (CAO) foi extinta e as coordenações de Apoio à UFPA (CAU) e de Prestação de Contas (CPC) foram unificadas, junção que permitirá que cada analista passe a acompanhar o projeto desde a elaboração do mesmo até a finalização da prestação de contas.
Além de fundir e extinguir coordenações, a nova estrutura tornou a Coordenação Jurídica subordinada diretamente à diretoria executiva já que até então a relação era intermediada pela Gerência Administrativa. A expectativa é que os assuntos jurídicos sejam acompanhados mais de perto pela direção.
O diretor, professor Fernando Arthur Neves, explica que as mudanças foram necessárias, tanto por causa de ajustes orçamentários diante dos cortes anunciados pelas grandes financiadoras, quanto pela expectativa da gestão se tornar mais eficiente administrativamente e mais ativa na captação.
“Se conseguiu chegar a essa estrutura graças à sistematização das rotinas e à adequação à nova programação dos trabalhos que será complementada com o novo sistema de gerenciamento eletrônico, em implantação”, completou.