Tourinho pede que a sociedade se junte à comunidade acadêmica na luta pelas universidades federais.

Tourinho pede que a sociedade se junte à comunidade acadêmica na luta pelas universidades federais.

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em entrevista à Rede Brasil Atual, ele defendeu a atuação da sociedade junto com a comunidade acadêmica na luta pelo fortalecimento das universidades federais que vivem a redução contínua dos orçamentos desde 2014.

Tourinho foi eleito pelo Conselho Pleno da Andifes em assembléia realizada no dia 28 de julho, em Natal (RN). Junto com ele, também foram eleitos para mandatos de um ano o 1º vice-presidente, José Arimathéia Dantas Lopes (UFPI), o 2º vice-presidente, José Roberto Soares Scolforo (UFLA), além dos suplentes Rui Vicente Oppermann (UFRGS) e Myrian Thereza de Moura Serra (UFMT).

Em entrevista realizada pelo grupo de comunicação e reproduzida no site institucional da UFPA, o reitor defendeu a participação da sociedade na defesa das 63 universidades públicas do país, uma vez que os cortes orçamentários vivenciados pelas instituições se refletirão no atendimento da população.

Conforme a publicação, a rede federal de ensino superior forma mão-de-obra altamente qualificada, além de dispor de laboratórios onde são realizadas mais da metade de toda a pesquisa científica brasileira e de oferecer serviços diretos à sociedade, como o atendimento clínico e hospitalar. 

“Nós gostaríamos de sensibilizar a todos para a importância disso, porque a população vai ser surpreendida lá na frente, quando perceber que essas instituições, fundamentais, não têm mais a capacidade que deveriam ter para atender às suas demandas”, ressaltou o reitor.

Para ler a entrevista completa, clique AQUI.