Programa Academia Amazônia produz reportagens a partir do Banco de Projetos gerenciados pela FADESP.
O programa Academia Amazônia está produzindo materiais a partir do Banco de Projetos do site institucional da FADESP. Duas reportagens já foram publicadas. Uma é sobre o Serviço Integrado de Diagnóstico Oral e Atendimento a Pacientes Especiais (SIDOPE) e outra sobre os benefícios do açaí.
A produção de reportagens sobre projetos gerenciados pela FADESP foi estabelecida em contato feito entre a Assessoria de Comunicação e chefia de reportagem do Academia. A expectativa é que a produção se torne regular e, com isso, a Fundação tenha também produtos áudio-visuais para divulgar a gestão.
Essa é uma estratégia que visa difundir os projetos na comunidade não só interna como também na externa, uma vez que as reportagens são apresentadas no Sintonize, quadro do Jornal da Cultura dedicado à produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) com foco na população em geral.
A expectativa é que mais pesquisas e trabalhos de extensão sejam utilizados pelo Academia Amazônia. As reportagens partem das informações básicas disponíveis no Banco de Projetos e, prioritariamente, devem ter ações voltadas diretamente à população.
Uma das reportagens explica o funcionamento do SIDOPE, serviço coordenado pelo professor Erick Pedreira, que já realizou mais de 4 mil procedimentos odontológicos. Outro é aborda as descobertas do professor Hervé Rogez em relação aos benefícios do açaí.
As reportagens do Academia Amazônia estão no site e no canal do youtube do programa. O do SIDOPE também é reproduzido no portal da FADESP, enquanto o do açaí ainda será postado.